quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tamanho é documento sim!

    Amigos, os diferentes tamanhos de garrafas de vinho sempre me chamaram a atenção, estava lendo outro dia uma revista que falava um pouco sobre isso e resolvi escrever um post sobre o tema.
     Sabemos que o vinho é uma bebida em constante transformação, começa como suco e com a fermentação se torna vinho, e com certeza em algum momento de sua vida (as vezes longa) vai se tornar um vinagre. Eu particularmente prefiro aproveitar este estado intermédio da bebida, le vin!

    O tamanho da garrafa mais popular que se conhece é o de 750 ml, mas existem outros tamanhos, maiores e menores, que também são produzidos, mas o que muda no vinho de uma garrafa para outra? Muita coisa, principalmente como o vinho vai evoluir nesta garrafa, ou seja, além de ter a função de proteger o vinho seja pelo seu vidro escuro que o protege da luz, seja a proporção de oxigênio entre a rolha e o líquido, a garrafa tem grande influência no resultado final do vinho.

   Garrafas maiores possuem mais quantidade de líquido e sendo assim a proporção de oxigênio para o líquido é menor fazendo com que sua evolução em garrafa seja mais lenta, em contra partida garrafas pequenas (menores que 750 ml) geralmente são feitas para serem consumidas logo.

   As garrafas de tamanho maior não são muito comuns, muito porque o processo de produção destes vinhos é mais complicado desde a adaptação de todo o equipamento até o armazenamento, bem como sua venda é restrita à um número reduzido de consumidores que apreciam e muitas vezes colecionam estas raridades.

Abaixo uma ilustração dos distintos tamanhos de garrafa conhecidos.



Saludos e bons vinhos, independente do tamanho da garrafa!
Alexandre Frio


Nenhum comentário:

Postar um comentário